• Imagem cabeçalho site do DTEC

Notícias

14/06/2017 16:06

Transmissão de Energia a Longas Distâncias

A Agencia Nacional de Energia Elétrica ANEEL lançou em 2008 várias chamadas de Projetos de P&D Estratégicos, entre eles o Projeto Estratégico ANEEL 004/2008 (Ensaio de Transmissão de Energia em Linha de Pouco Mais de Meio Comprimento de Onda), que trata de tema de grande relevância para o setor elétrico brasileiro: a transmissão de grandes blocos de energia elétrica em corrente alternada (CA) a muito longa distância.


Foram muitos os profissionais envolvidos neste projeto, entre eles pesquisadores da Unicamp, Uefs, Ubfa e especialistas das empresas Eletronorte, Chesf e Ente que vislumbraram a viabilidade do projeto. Mais que isso, enxergaram nesta pesquisa uma alternativa para trazer o potencial energético amazônico para os grandes centros consumidores do país. Neste estudo foram abordados os aspectos teóricos e práticos para a execução do ensaio de energização de um conjunto de linhas de transmissão de cerca de 2600 km, sem compensação reativa nem subestações intermediárias. Diversos questionamentos feitos pelos engenheiros quanto à viabilidade técnica desta tecnologia foram esclarecidos. Cria-se, assim, uma nova referência para os estudos de planejamento do Setor Elétrico Brasileiro.


Todos os esforços que foram realizados no sentido de transformar esta numa alternativa factível a ser introduzida ao Sistema Interligado Nacional (SIN) estão concentrados no livro, que está disponível para download livre nos formatos pdf e epub. Espera-se que este livro contribua para o estudo da transmissão em meia onda e que novos trabalhos sejam produzidos pela academia e pelos engenheiros do setor.

 

 

Links para o Livro:

 

Forma completa:


PDF: http://www.fee.unicamp.br/sites/default/files/livros/transmissao_de_energia_a_longas_distancias_com_a_tecnologia_meia_onda.pdf

EPUB: http://www.fee.unicamp.br/sites/default/files/livros/transmissao_de_energia_a_longas_distancias_com_a_tecnologia_meia_onda.epub


Ou de forma compacta:


PDF: http://bit.ly/meia_onda_pdf

EPUB: http://bit.ly/meia_onda_epub

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.